Central de atendimento

Serviços

O Ala Rodas oferece os melhores serviços para o seu automóvel, confira.

Troca de óleo

O óleo é responsável por lubrificar as partes móveis do motor e refrigerar o propulsor. Passado o período recomendado para a troca do óleo o motor perderá seu lubrificante e isso acarretará problemas como o aumento no consumo de combustível e até mesmo na fundição do motor. Sendo assim, a troca correta de óleo trará uma maior longevidade para o motor do seu carro.

Conserto e recuperação de rodas

A ação do tempo, os buracos, o peso do carro, tudo pode influenciar nas pequenas aflições na roda. Nosso trabalho consiste na reforma da roda em questão, fazendo com que se aproxime mais a sua aparência de quando saiu da fábrica com todos seus detalhes. Ainda desempenamos e reparamos pequenos defeitos.

Alinhamento computadorizado 3D

O alinhamento do seu veículo pode ficar comprometido por causa do choque do pneu com uma calçada, buracos nas pistas ou mesmo em acidentes mais graves como uma batida. Quando o veículo está desalinhado, as bordas (ombros) dos pneus se desgastam mais rapidamente, comprometendo o desempenho do veículo. Isso fará com que você tenha que trocar os pneus antes do esperado. Um simples desalinhamento pode ocasionar sérios problemas, já que o objetivo é otimizar a dirigibilidade e maximizar a vida útil dos pneus.

Balanceamento computadorizado

O balanceamento de rodas é a compensação feita para equilibrar o conjunto de pneus e rodas com a aplicação de contrapesos de chumbo nos pontos mais leves da roda. Os problemas mais comuns causados pelo desbalanceamento são: o desgaste acentuado e irregular em pontos alternados da banda de rodagem dos pneus, a perda de tração e estabilidade, a dificuldade de manter o veículo na trajetória e o desgaste prematuro dos rolamentos, amortecedores e terminais de direção.

Cambagem

O objetivo da cambagem é distribuir o peso do carro sobre a banda de rodagem. Isso evita que a vida útil do pneu diminua, bem como alterações indesejáveis na direção. Uma cambagem positiva deixa a direção mais leve, como se o carro dançasse, pois elas estão voltadas para fora, o que diminui o desgaste. Existem máquinas que realizam a cambagem e mostram o grau de inclinação das rodas.

Caster

O angulo de caster proporciona maior dirigibilidade ao veículo quando em movimento. O caster fora dos padrões pode ocasionar desgastes na banda de rodagem, fazendo a vida útil de seu pneu diminuir consideravelmente.

Suspensão

A Suspensão é o sistema que absorve impactos e regulariza o movimento do veículo sobre solo desnivelado. Consiste essencialmente de molas helicoidais e seus respectivos e amortecedores.

Amortecedores

O amortecedor não é responsável por absorver aquelas pancadas quando o carro cai num buraco. Esse trabalho é das molas. O amortecedor faz um trabalho paralelo: funciona como um freio, que para as oscilações da mola, causadas pelas irregularidades do piso. Ou seja, mantém o contato permanente entre o pneu e o solo.

Os amortecedores ultrapassados e danificados provocam o desgaste prematuro dos pneus, risco de aquaplanagem (perda de contato do pneu com o solo devido à lâmina de água que se forma na pista), balanço excessivo do carro, ruídos na suspensão e perda de estabilidade. Além disso, um veículo a 50km/h, com apenas um amortecedor gasto, pode aumentar a distância de frenagem em dois metros. Segundo testes de fabricantes, se o carro estiver com os quatro amortecedores na metade da durabilidade em uma curva, o motorista começa a perder o controle do veículo a 57 km/h, bem antes que o equipamento em boas condições.

A troca do amortecedor deve ser feita após um criterioso exame visual, no qual se verifique o estado de componentes como bucha, selo, haste etc., além de possíveis vazamentos.

Molas

Presentes na maioria dos conjuntos de suspensão dos carros de passeio, as molas diminuem o impacto causado por buracos ou desnivelamento do solo e garantem a sustentação do veículo. O estado das molas deve ser verificado sempre que se fizer o alinhamento da direção/suspensão ou a cada 5 mil km. Se os elos estiverem marcados, significa fadiga na mola, ou seja, dano que interfere no alinhamento e prejudica a direção segura.